Justificativa:
O desenvolvimento do projeto se
justifica pela necessidade de fornecer subsídios aos alunos para a participação
na Olimpíada de Língua Portuguesa escrevendo o futuro em seus diferentes gêneros
textuais.
Objetivo
geral:
Aprimorar a prática didática dos
professores de forma a desenvolver competências de escrita dos alunos
contribuindo com a qualidade do ensino.
Objetivos específicos:
a)
Contribuir para a melhoria da leitura de textos e produção escrita dos
estudantes.
b)
Identificar diferentes gêneros textuais como: poema, memórias, crônicas,
artigos de opinião e outros.
c) Envolver
professores de demais componentes curriculares no processo de preparação dos
alunos.
d)
Contribuir para a formação de leitores autônomos e competentes.
O trabalho será desenvolvido em
todos os componentes curriculares de forma a preparar os alunos para participar
da Olimpíada de Língua Portuguesa em seus diferentes gêneros.
Desenvolvimento:
. Definição das ações a serem realizadas durante o projeto de leitura.
. Seleção de atividades a serem
utilizadas durante as aulas.
. Premiação dos alunos leitores.
. Preparação de teatro, declamação de poesia, números musicais
e outros.
. Exposição de alguns exemplares de
livros literários disponíveis para leitura.
. Varal de poesias e literatura de
cordel.
Recursos didáticos:
Material recebido para a Olimpíada de Língua Portuguesa (revistas, folders, livros,
cartazes) além dos livros literários existentes na biblioteca.
Fundamentação teórica:
Para o PCN – Língua Portuguesa,
(1997), se o objetivo é formar cidadãos capazes de compreender os diferentes
textos com os quais se defrontam, é preciso organizar o trabalho educativo para
que experimentem e aprendam isso na escola. "Eis
a primeira e talvez a mais importante estratégia didática para a prática da
leitura: o trabalho com a diversidade textual. Sem ela pode-se até ensinar a
ler, mas certamente não se formarão leitores competentes” (p. 55).
Para Cagliari (1997) a
escola que não intensifica e diversifica as práticas de leitura está fadada ao
insucesso, e não sabe aproveitar o melhor que tem para oferecer aos alunos. Ele
afirma ainda que “às vezes uma simples
leitura basta. Nem tudo o que se lê precisa ser discutido, comentado,
interpretado. Esse é outro erro que se vê eventualmente em livros didáticos. A
leitura às vezes é como uma música que se quer ouvir e não dançar” (p.181).
Dessa forma a leitura na
escola não precisa ser sempre acompanhada de exercícios, pois, a leitura já é,
em si, uma atividade. Porém é fundamental que os alunos vivenciem diversas
situações de leitura. Nesse sentido, a leitura deve fazer parte do projeto
pedagógico da escola, envolver toda a comunidade escolar e ser sua maior e mais
importante estratégia de consolidação de um processo educativo de qualidade
para seus alunos.
Por meio de uma prática
diversificada e dinâmica de leitura as habilidades linguísticas e de compreensão de um texto poderão ser desenvolvidas, vivenciando na prática a
importância da leitura na formação social e cognitiva do indivíduo. Por meio da leitura, desenvolve-se a criatividade, a imaginação e
adquire cultura, conhecimentos e valores.
Avaliação: A avaliação
se dará de forma contínua e processual, acompanhando e avaliando o interesse, a
participação e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas. Também será
avaliada a mudança comportamental em relação aos valores trabalhados
subjacentes às atividades literárias do projeto.
Culminância: Apresentação dos trabalhos para a comunidade escolar.
Referências bibliográficas:
Brasil. Secretaria de Educação
Fundamental. Parâmetros Curriculares
Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/ SEF, 1997.
CAGLIARI, L. C. Alfabetização & linguística. São
Paulo: Scipione, 1997.
Apresentação dos poemas pré-selecionados para as Olimpíadas da Língua Portuguesa:
Trabalho sobre artigo de opinião.
Júri-simulado: Pena de morte.
Trabalho sobre artigo de opinião:
O uso do celular na sala de aula:
Literatura de cordel: Encenação de um trecho do filme:
O alto da compadecida.
Professor de Língua Portuguesa falando sobre a Literatura de Cordel. |
Trabalhos do Projeto de Educação em Tempo Integral.
Livro de Fábulas: Misturando arte,matemática e leitura.
Premiação dos alunos que mais leram em 2013 e no primeiro bimestre de 2014.
Incentivando o gosto pela leitura.
Apreciação dos trabalhos expostos:
Senhor convidado pela direção da escola declamando poesia: